O microagulhamento é um tratamento de fim estético indicado para remover cicatrizes, especialmente de acne, melasmas, amenizar estrias e linhas de expressão, eliminar rugas, diminuir a flacidez da pele e prevenir a queda de cabelo.
É um procedimento que consiste em microperfurações da pele com finas agulhas metálicas. Seu princípio é semelhante ao da acupuntura, porém, localizado e múltiplo, produzindo efeito apenas na área tratada. Ao deslizarem na pele, as micro-agulhas provocam pequenas lesões que estimulam a formação de novas fibras de colágeno, dando mais firmeza e sustentação à pele com o espessamento da epiderme.
Inicialmente, o paciente realiza uma avaliação médica que definirá o número de sessões necessárias para que se atinja os objetivos clínicos e estéticos de cada um, levando em consideração seus hábitos, rotina, objetivos e possibilidades cuidadosamente.
O microagulhamento costuma ser realizado utilizando um aparelho manual chamado Dermaroller ou um aparelho automático chamado DermaPen. A técnica mais popular utilizada é a minimamente invasiva, na qual o procedimento é realizado com o uso de creme anestésico dentro de consultório médico. Deve ser realizada em uma sequência de aplicações em intervalos regulares (comumente mensais) para que se observem os resultados. O procedimento costuma durar entre 30 a 90 minutos e é realizado sem necessidade de internação hospitalar. Existe, ainda, a técnica cirúrgica de microagulhamento; esta é realizada em hospital e sua aplicação é mais intensa e exige mais cuidados, bem como acompanhamento hospitalar imediatamente após sua realização, mas seus resultados se demonstram mais rapidamente