Ed. Iguatemi Corporate - Av. Nilo Peçanha 2825 sala 1201

Existe tratamento para celulite?

tratamento para celulite

A celulite, um tema que assusta muitas mulheres, é uma condição dermatológica que gera preocupação estética. A busca pelo tratamento para celulite é constante.

Caracterizada pelo aspecto de “casca de laranja” na pele, a celulite pode ser identificada por ondulações e pequenas depressões, especialmente em áreas como nádegas, coxas e abdômen. 

Enquanto algumas pessoas veem a celulite como uma simples característica física, outras buscam maneiras de reduzir sua aparência. As duas opiniões são válidas, cada corpo deve ser cuidado de acordo com as suas preferências.

Este post visa esclarecer uma questão frequente: existe tratamento para celulite? Para responder, vamos entender o que ela é , quais são suas causas e os diferentes graus em que ela pode se manifestar. 

Depois disso, listaremos opções de tratamento para celulite. Assim, é possível oferecer um panorama abrangente sobre as opções de como lidar com a celulite, ajudando você a tomar decisões informadas.

O que é Celulite?

A celulite é também conhecida como lipodistrofia ginóide ou lipoesclerose nodular e é um fenômeno que resulta do acúmulo de gordura sob a pele. 

Sob a pele, existe uma camada de tecido adiposo, cuja espessura varia conforme a região do corpo e o estado nutricional do indivíduo. Este tecido gorduroso é intercalado por fibras elásticas de tecido fibroso que o conectam ao músculo subjacente. 

Quando essas fibras perdem elasticidade e a gordura se acumula, a pele acima se torna irregular. Este processo é semelhante a uma herniação da gordura em direção à superfície da pele.

A celulite pode se manifestar em várias partes do corpo. As mais comuns são em áreas que acumulam gordura com facilidade, como coxas, nádegas, abdômen e, em alguns casos, até mesmo nos braços. 

Enquanto é uma condição que afeta tanto homens quanto mulheres, estima-se que até 90% das mulheres apresentem algum grau de celulite, principalmente devido às diferenças hormonais e à estrutura do tecido conectivo subcutâneo.

Causas Comuns da Celulite

Embora a celulite seja uma condição comum, diversos fatores contribuem para seu desenvolvimento. Para saber o tratamento para celulite, é preciso conhecer suas causas. Entre elas:

1. Predisposição Genética;

2. Fatores Hormonais;

3. Estilo de Vida e Hábitos (o sedentarismo, uma dieta rica em gorduras, carboidratos e sal, e o hábito de fumar podem contribuir para a formação de celulite. Vestir roupas muito apertadas surpreendentemente também pode influenciar o aparecimento da celulite, já que restringe o fluxo sanguíneo e linfático);

4. Dieta;

5. Envelhecimento.

A celulite pode ser influenciada por uma combinação desses fatores, e não é exclusiva de pessoas com excesso de peso. Ela pode ocorrer em indivíduos magros, refletindo uma diversidade de causas e não apenas questões relacionadas à balança.

Graus e Identificação da Celulite

A celulite pode variar significativamente de uma pessoa para outra, não apenas em termos de localização no corpo, mas também na severidade de sua aparência.

Para uma avaliação precisa e um tratamento para celulite efetivo, devemos entender os diferentes graus da celulite e como são identificados.

Classificação por Graus

Celulite Grau 1: neste estágio inicial, a celulite não é visível quando a pessoa está deitada ou em pé. As ondulações na pele só se tornam aparentes ao pinçar ou comprimir a área afetada.

Celulite Grau 2: caracterizada pela visibilidade de ondulações ou “furinhos” na pele sem necessidade de compressão.

Celulite Grau 3: neste grau, os nódulos na pele se tornam claramente visíveis, e a textura da pele lembra a “casca de nozes”.

Celulite Grau 4: o estágio mais avançado, no qual são observados múltiplos nódulos e inchaço significativo na pele, apresentando um aspecto semelhante a um “colchão”.

Diagnóstico por Dermatologistas

O diagnóstico da celulite é tipicamente realizado por um dermatologista por meio de um exame físico. Durante a avaliação, o médico observa o aspecto da pele, identifica o grau da lipoesclerose e indica o tratamento para celulite mais adequado.

Tratamento para Celulite

Na dermatologia, a celulite é sempre um tópico recorrente, já que são muitas mulheres que se incomodam com a aparência que ela dá ao corpo. Especialistas estão sempre buscando soluções para essas ondulações, por isso há várias opções de tratamento para celulite.

      • Radiofrequência e Laser: tratamentos como a radiofrequência e o uso de laser têm mostrado algum sucesso em melhorar a textura da pele. Mas lembre-se de que os resultados são temporários e necessitam de sessões regulares; 

      • Bioestimuladores de Colágeno: injetáveis como o ácido polilático e as microesferas de hidroxiapatita de cálcio atuam estimulando a produção de colágeno, melhorando a aparência da pele afetada pela celulite;

      • Ultrassom Microfocado: este tratamento para celulite usa tecnologia avançada para reduzir a gordura localizada e estimular o tecido muscular, contribuindo para um aspecto mais liso da pele;

      • Preenchimento Corporal com Ácido Hialurônico: o preenchimento com ácido hialurônico pode ser usado para tratar depressões causadas pela celulite, melhorando os contornos corporais.

    Avaliação Final e Recomendações

    A celulite é uma condição comum que afeta uma grande parcela da população feminina em algum grau. Embora não seja uma preocupação médica séria, sua presença pode causar desconforto estético e psicológico para muitos. 

    Compreender a natureza da celulite e as várias opções de tratamento disponíveis é um passo em direção ao corpo que você deseja.

    Deseja agendar uma consulta?