Como o nome sugere, os bioestimulantes são substâncias que são injetadas no rosto para estimular a produção de colágeno na pele – que a longo prazo restaura o volume, reduz a flacidez e melhora a aparência e textura da pele, dando a impressão de um rosto mais jovem; ainda, o uso dos bioestimuladores de colágeno pode ser muito eficaz no tratamento contra o aparecimento de rugas e proporcionar maior elasticidade para a pele.
A partir da aplicação dos bioestimuladores de colágeno, o corpo responde imediatamente estimulando neocolagênese – nome dado ao processo responsável pela produção de colágeno pelo organismo; sua produção progressiva beneficiará a forma e o contorno do rosto, realçará a beleza natural do paciente e definirá a estrutura facial.
Os efeitos dos bioestimuladores de colágeno são graduais, mas persistentes, com benefícios observados até 3 anos após a realização do procedimento. Um plano de aplicação de bioestimulação será desenvolvido após um estudo que leve em consideração as necessidades específicas de cada paciente e seus desejos e objetivos de tratamento, que podem variar de pessoa para pessoa, pois cada substância fornecerá um resultado.